segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ensino Superior na Irlanda


Atendendo a um pedido de um leitor do blog, pesquisei sobre o ensino superior aqui em Dublin.

Eu tenho um amigo que está fazendo faculdade de Business and Marketing aqui. Então me informei sobre algumas coisas para passar pra vocês.

O primeiro passo é fazer o teste de comprovação de Inglês: IELTS ou Cambridge. Algumas escolas particulares podem solicitar um teste interno também.

Na escola onde meu amigo estuda tem curso auxiliar de inglês. Se você for bem no teste interno pode optar por fazer ou não este curso, mas se não for bem você é obrigado a fazer este curso.

Como ele já tinha feito alguns anos de faculdade no Brasil, junto com todo o histórico escolar traduzido para o inglês, ele também apresentou o descritivo das matérias já feitas no Brasil (também traduzidas) e assim ele conseguiu eliminar algumas matérias.

No geral o custo de uma graduação aqui é de 9 a 11 mil euros por ano. E os cursos tem duração aproximada de 3 a 4 nos. Algumas escolas dão desconto se você for bem no primeiro ano de curso.

Em relação a carga horária, para conseguir renovar o visto no país os alunos não-européus estudam o período integral, ou seja, aproximadamente 40h semanais.

Mas de qualquer forma, se você tem interesse no assunto, entre em contato com as escolas e agências para se informarem melhor. O que eu coloquei acima são informações adquiridas de um estudante que está fazendo curso aqui.

Algumas faculdades aqui são:
A mais importante da Irlanda
http://www.tcd.ie/

http://www.dit.ie/

http://www.ucd.ie/
http://www.dcu.ie/
Aonde meu amigo estuda
http://www.griffith.ie/
Para saber mais sobre ensino superior na Irlanda, vocês podem acessar o site da Comissão Européia - Education & Training.

Quem se interessar no assunto, estará acontecendo em São Paulo no dia 18, 19 e 20 de novembro de 2011 o primeiro salão europeu de pós-graduação no Brasil, o Euro-Pós. Para saber mais sobre o evento clique aqui.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco, caso tenham mais dúvidas sobre o assunto vocês podem estar me mandando um email que eu pesquiso aqui, ok?

2 comentários:

  1. Olá, você poderia me passar o contato do seu colega que faz faculdade aí para eu ver quais documentos devo levar e como ele fez essa tradução?
    Meu e-mail é leonardo.oliveira@ufpr.br também te enviei um e-mail através do e-mail da Denso (onde trabalho)

    Obrigado.

    Atenciosamente
    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Nossa parabéns por esse site incrivel!
    Realmente vai ajudar bastante!
    OBG.

    ResponderExcluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!