terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sabia que...28 coisas mais curiosas da Irlanda.

Saiba algumas curiosidades sobre a Irlanda...

1- O simbolo nacional da Irlanda é a Harpa Celta, a Irlanda é o único país do mundo a ter um instrumento musical como simbolo nacional.
2- As cores da bandeira irlandesa foi projetada para refletir a situação política do país, sendo o verde representando os católicos, o laranja os protestantes, e o branco a esperança de que a paz possa ser alcançada entre esses dois povos.
3- O arquiteto irlandês James Hoban foi quem construiu a Casa Branca.
4- Nascido em Dublin, em 1893, Cedric Gibbons foi quem criou a famosa estatueta do Oscar e o próprio recebeu 11 oscars após ir para Califórnia e virar Diretor de filmes para os estúdios MGM.
5- De toda Irlanda,somente a cidade Dublin possui código postal, ao escrever para outras localidades, basta escrever a cidade, a rua e o condado.
6- A cerveja Guiness é irlandesa e é uma das mais conhecidas no mundo.
7- O Guinness Book, o livro dos recordes é Irlandês e foi criado na cervejaria Guiness depois de uma discussão sobre a identidade do passaro mais rápido da Europa.
8- Dia 17 de março se comemora o St. Patrick’s Day, é considerado uma das maiores paradas de todo planeta em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda.
9- São Patrício usou o famoso trevo para explicar a santíssima trindade aos celtas pagãos.
10- A policia irlandesa não tem porte de arma de fogo, a Garda só usa cacetetes e spray de pimenta e seus homens e mulheres são considerados a força policial menos eficiente do mundo.
11- É tradição irlandesa segurar a criança de cabeça para baixo com seus membros grudados ao corpo e dar uns pulinhos com a criança dessa maneira no dia de seu aniversário, acredita-se que isso traga sorte.
12- Havia escravos irlandeses e eles existiram entre o século 16 e 17.
13- Na Irlanda não se paga conta de água de residência, somente as empresas pagam por este recurso.
14- Não se paga nenhuma taxa para tirar dinheiro nos caixas eletrônicos.
15- Os banheiros irlandeses não possuem tomadas e interruptores.
16- A maioria dos supermercados não possuem estacionamentos.
17- Na Irlanda, os motoristas dirigem do lado direito do veículo e do lado esquerdo da rua, assim como na vizinha Inglaterra.
18- Não há cobras no país, reza a lenda que São Patrício expulsou todas as cobras na Irlanda e elas nunca mais voltaram, porem cientistas dizem que o clima gelado afastou as cobras a séculos.
19- Há 2 línguas oficiais, o Inglês e o Gaélico, porém poucos falam esta língua celta, na maioria são os mais velhos. Mesmo assim as escolas obrigam a todos a aprender de igual para o inglês.
20- Os poloneses são os imigrantes que mais habitam a Irlanda.
21- É dos países que mais chove do mundo, no ano chove em 270 dias, a causa é fato da ilha ser localizada no ponto mais ocidental da Europa,recebendo os ventos que carregam a evaporização do Atlântico.
22- O ditado mais famoso na Irlanda é "It never rains in the pub", que quer dizer: "Nunca chove no Pub", é comum se ouvir isso pelo fato da ocorrência de chuvas diárias, sendo o Pub a unica solução para escapar das aguas.
23- Em 30 de janeiro de 1972, ingleses mataram 14 irlandeses católicos na cidade de Derry na Irlanda do Norte por apenas protestarem. O conflito ficou conhecido como "Sunday Bloody Sunday" e virou uma canção de rock do grupo irlandês U2.
24- Existe grupo terrorista irlandês, ele se chama IRA, que significa "Irish Republican Army" e revendica através de bombas e assassinatos a volta da Irlanda do Norte (atualmente do Reino Unido) a Republica da Irlanda (o resto da ilha, hoje independente).
25- Os pontos de ônibus são localizados de costas para a rua. Isso foi feito para os carros não molhar as pessoas, devido as constantes chuvas na Irlanda, manda o bom senso.
26- Não existe "moto-boy" na Irlanda, só usam bicicletas para levar correspondência e alguns cobram por isso.
27- Existem mais de 1000 pubs na Irlanda, e que todos vivem um perto do outro, este fato já foi motivo de Dublin ser eleita a capital européia do entreternimento.
28- Titanic foi construído em terras irlandesas na cidade de Belfast.

Beijos

4 comentários:

  1. Genaine..tanta coisa vc postou que vou ter que tirar um sabado para olhar tudo....gostei muito do seu blog..abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Genaine, td bem.
    Estou pensando em fazer um curso na Irlanda Tbm.
    Vc pode me tirar umas dúvidas
    meu e-mail é: ric_ramones@yahoo.com.br

    Obrigado

    Guima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Henrique, te mandei um email onde poderá tirar suas dúvidas!

      Beijos

      Excluir

Ajude-nos deixar o Blog mais interessante e ajudar outras pessoas, deixe seu comentário!